INFANTIL E PRÉ (3 A 5 ANOS)

AS FAMÍLIAS encontram uma unidade com:

AS CRIANÇAS são privilegiadas com:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

BALLET

Aulas compostas de muitas atividades lúdicas; os exercícios clássicos são trabalhados de maneira despretensiosa, com a interação de materiais ou narrativas; priorizando a criatividade, o uso dos movimentos naturais de cada um, a descoberta do próprio corpo e de suas habilidades motoras. Os exercícios visam trabalhar ritmo, lateralidade, musicalidade, coordenação motora, deslocamento espacial e a inicialização a técnica clássica.
Por meio do faz-de-conta, através das atividades lúdicas e simbólicas características das aulas nessa fase da infância, as crianças aprendem a compreender o ponto de vista do outro, a desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade. Pelo brincar as crianças crescem!

CAPOEIRA

Mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeise complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fatode ser acompanhada por música. O principal objetivo é ensinar a capoeira na sua essência, priorizando o lado artístico e lúdico do jogo.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Nas aulas são explorados diversos estímulos em busca do desenvolvimento das principais habilidades e capacidades físicas, dentre elas: coordenação motora, noção espacial e temporal, equilíbrio, força, agilidade, além, de valores básicos como respeito as individualidades, trabalho em equipe, superação de obstáculos e a possibilidade de aprender a vencer, perder, acertar, errar, todos enfatizando a construção do conhecimento.
Para estimular o aspecto cognitivo e o motor as aulas são elaboradas com desafios de grau de complexidade gradativos do mais simples ao mais complexo buscando uma maneira mais prazerosa possível, através de jogos, brincadeiras e do esporte.

MÚSICA

A educação musical tem como objetivo despertar a sensibilidade musical, o desenvolvimento cognitivo e as relações interpessoais. São realizadas através de muitas atividades lúdicas; envolvendo a interação de diversos materiais e instrumentos musicais.
Além disso, prioriza o desenvolvimento da coordenação motora rítmica como: andar, gesticular,balançar, etc, a expressão e consciência corporal, a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento da atenção e concentração.
O repertório musical é amplo, em cada aula é apresentada uma música diferente acompanhada de gestos, sons e utilização de adereços fazendo com que a criança desenvolva a espontaneidade, criatividade e imaginação.

INGLÊS

Têm como principal objetivo a familiarização do aluno com o idioma. São compostas por atividades lúdicas envolvendo música, artes, jogos e exercícios físicos – visando manter elevado o interesse do aluno – junto à consolidação do conteúdo através do material didático elaborado especificamente para a faixa etária de cada turma.
As aulas colaboram, também, com o desenvolvimento do aluno em demais áreas, como coordenação motora, raciocínio lógico, solução de problemas e espírito de equipe.

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

Tem como principal objetivo aprimorar ou refinar algumas habilidades básicas e tecnológicas que englobam a coordenação motora fina, a ampliação do vocabulário, a atenção, o trabalho com o outro, interação com a máquina e também com as outras crianças, aprendendo a socializar e também dividir.
A cada aula apresentamos aos alunos um tema diferenciando a ser trabalhado, principais datas comemorativas, conteúdo do cotidiano. Após as atividades dirigidas os alunos podem brincar com jogos adequados à cada faixa etária. Todo conteúdo e atividades realizados, os alunos recebem (num CD) no final do ano.

Projetos Paralelos

VIDA PRÁTICA

Neste projeto as crianças tem a oportunidade de participarem de um momento de reflexão acerca de importantes tarefas de seu dia a dia, enfatizado pelas professoras, ensinando-as como fazer, quando fazer e aonde fazer! Tarefas como: escovar os dentes corretamente, colocar e tirar os sapatos, arrumar seus pertences, vestir-se, etc. respeitando a faixa etária.

LIVRO DA VIDA

Um livro que é escrito pela turma contando a sua história, contendo acontecimentos do dia a dia. No entanto, esse livro também é estendido às famílias para contarem como foi seu final de semana. Em geral, seguimos uma ordem alfabética e a cada sexta feira uma criança o leva e o devolve na segunda feira para ser compartilhado com o grupo de amigos.

BIBLIOTECA

Uma maneira de incentivar a leitura envolvendo a família. Sendo assim, a criança escolhe um livro em nossa biblioteca e o leva para casa. Lá a família contará a história para que ela a reproduza para os amigos na segunda-feira.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR / HORTA / CULINÁRIA

Projetos que incentivam a alimentação saudável, a experimentação de diferentes alimentos e formas de se apresentar, de maneira atrativa através das cores, texturas, cheiro, etc.

ARTES

Atividades que desenvolvem a criatividade e são realizadas de acordo com planejamento da professora visando o contato com diferentes materiais: argila, massinha, tintas, colagens e reutilização de materiais como: tampinhas, rolinhos de papel higiênico, garrafas, entre outros.

FAZ-DE-CONTA

É uma maneira divertida na qual a criança é estimulada a explorar e vivenciar a fantasia e a imaginação representando diferentes papéis. Brincam de casinha, escolinha, cabeleireiro…

VALORES E VIRTUDES

Acontece todos dias na rotina das crianças, e uma vez na semana, há um momento para uma maior reflexão acerca dos valores trabalhados como por exemplo: bons modos, respeito, paciência, honestidade, etc.

UNIDADE II (INFANTIL E PRÉ)

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1086 – Campinas/SP 

Telefone: (19) 3233-(ver telefone)
Fachada da Unidade 2 da Escola Infantil Paraíso em Campinas, São Paulo