BERÇÁRIO (3 A 18 MESES)

AS FAMÍLIAS encontram uma unidade com:

AS CRIANÇAS são privilegiadas com:

PROPOSTA PEDAGÓGICA

EIXOS NORTEADORES

Procuramos oferecer ao longo do ano, ferramentas diversas a fim de alcançarmos com sucesso o desenvolvimento e a aprendizagem de cada aluno sempre respeitando as características individuais de cada um, assim como suas limitações.

No Berçário, todo trabalho pedagógico é voltado para:

LINGUAGEM ORAL

Quando o bebê se expressa com gritos ou gestos, ele tem uma intenção.

Para que a linguagem oral se desenvolva é importante reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e balbucios dos bebês, e responder a eles e ainda promover a interação no grupo. Para que ele continue desenvolvendo suas habilidades com a fala, é preciso estimulá-lo a conversar, cantar e ensinar! São essenciais para um bom desenvolvimento.

PERCEPÇÕES SENSORIAIS

Os bebês vão aprimorando suas percepções, inicialmente imaturas, através da exploração sensorial do ambiente e da integração dos estímulos.

Os estímulos do tato, olfato, audição, visão e paladar o bebê começa a explorar e comunicar com o que está a sua volta, com isso conhece melhor o seu corpo e seus movimentos.

ASPECTOS SOCIAIS E AFETIVOS

Brincar é fundamental para o desenvolvimento dos bebês. Entre o nascimento e os 3 anos, as habilidades sociais da criança gradualmente amadurecem. Desde o momento em que nasce, o bebê aprende a se adaptar e a responder às pessoas em volta.

Até os 18 meses de vida, o bebê ainda se mostra egocêntrico, faz parte do desenvolvimento, do amadurecimento e da formação da personalidade. Os cuidadores / educadores tem o papel socializador e de proporcionar momentos em que os bebês possam se conhecer, se tocar, perceber um ao outro. À medida que a criança se aproxima de 2 anos, a ideia de brincar ao lado de outra, eventualmente com alguma troca, começa a se fazer presente. É o início da socialização que vai aumentando, até que o brincar em grupo, a, troca de carinho e o cuidado consigo e com o outro se torna algo muito divertida.

PSICOMOTRICIDADE

Contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.

De fato, são as brincadeiras do seu bebê com seu corpo, quando rola, engatinha, tira e põe objetos uns dentro dos outros, alterna movimentos opostos, como os de abaixar e levantar, puxar e empurrar, abrir e fechar, esconder e achar, andar com mais firmeza, trazendo força, equilíbrio e segurança.O conceito de psicomotricidade é mais visível do ponto de vista do desenvolvimento infantil, pois, as crianças aprendem muito mais através do movimento, do toque, do observar e tentar fazer.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive (construção da identidade está nas pessoas com as quais a criança estabelece vínculos). Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda nos primeiros anos de vida.

Nesta fase explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. Ao mesmo tempo, é desejável que os bebês ganhem independência progressiva para tanto para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.

UNIDADE I (BERÇÁRIO E MATERNAL)

Endereço: Rua Duque de Caxias, 987 – Campinas/SP

Telefone: (19) 3233-(ver telefone)
Fachada da unidade 1 da Escola Infantil Paraiso