ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aprender um novo idioma, fazer atividade física, desenvolver habilidades digitais, entre outras atividades, estão cada vez mais presentes no dia a dia dos pequenos e são importantes para o desenvolvimento deles, são atividades que complementam nossa proposta pedagógica.
Ballet

São realizadas toda SEXTA-FEIRA, compostas de muitas atividades lúdicas; os exercícios clássicos são trabalhados de maneira despretensiosa, com a interação de materiais ou narrativas; priorizando a criatividade, o uso dos movimentos naturais de cada um, a descoberta do próprio corpo e de suas habilidades motoras. Os exercícios visam trabalhar ritmo, lateralidade, musicalidade, coordenação motora, deslocamento espacial e a inicialização a técnica clássica.
Por meio do faz-de-conta, através das atividades lúdicas e simbólicas características das aulas nessa fase da infância, as crianças aprendem a compreender o ponto de vista do outro, a desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade. Pelo brincar as crianças crescem!
O uniforme completo de ballet: collant, saia, meia- calça e sapatilha; tudo preferencialmente na cor rosa; e um coque bem firme a cabeça (caso dê para prender). É muito importante que as alunas estejam uniformizadas com as roupas apropriadas para a prática do ballet, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas, quanto para que aprendam desde cedo como se veste e se comporta uma “bailarina de verdade”. As crianças devem vir para a escola já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de ballet deverá vir na mochila.
Aulas para crianças a partir do Maternal.
Sugestões de onde encontrar uniformes e acessórios:
IRONIA DANCE
R Irmã Serafina, 985
Centro – Campinas, SP
COMPANHIA DA DANÇA
R José Pires Neto, 151
Cambuí – Campinas, SP
LA BALLERINA BALLET CENTER
R Doutor Guilherme da Silva, 300
Cambuí – Campinas, SP

Capoeira

Mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeis
e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
São realizadas toda QUARTA-FEIRA e o principal objetivo é ensinar a capoeira na sua essência, priorizando o lado artístico e lúdico do jogo.
O uniforme completo de capoeira: camiseta e calça. É muito importante que os alunos estejam uniformizados com as roupas apropriadas para a prática da capoeira, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas. As crianças devem vir para a escola, já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de capoeira deverá vir na mochila. O uniforme é fornecido pelo próprio Mestre Joguinho e as encomendas serão realizadas através de comunicado específico na agenda.
Como forma de motivação para os alunos, no final do segundo semestre, será realizado um evento em que ocorrerá a troca de cordas, como um evento de graduação. Neste dia o aluno
(a) fará um jogo com um mestre de capoeira (aberto à família) para receber a nova corda. As cores do cordão são baseadas nas cores da bandeira do Brasil. Mais próximo receberão detalhes
do evento.

Educação física

São realizadas às QUINTAS-FEIRAS, na intenção de dividir com os alunos a área em questão, explorando o lúdico, a brincadeira, os jogos, os movimentos, a ginástica, a dança e promoção à saúde.
Além de todos os aspectos psicomotores, a aula de Educação Física proporciona momentos de interação entre os alunos e professores, incentivando hábitos saudáveis da atividade física, desenvolvimento de aspectos socioeducativos como respeito as regras, trabalho em equipe, ética e moral, entre outros.
A educação física na educação infantil ajuda na construção da formação dos alunos, e participando dessas atividades, poderá criar o gosto pela prática, além do cotidiano escolar.
Uniforme da escola e tênis. O uso do tênis é fundamental para garantir a segurança e conforto das crianças durante as aulas.
Aulas para crianças a partir do Maternal.
É importante que tragam uma declaração do médico dizendo que a criança está apta a frequentar as aulas ou assinar um termo de responsabilidade que será encaminhado pela escola.

Inglês

São realizadas de SEGUNDA a QUARTA-FEIRA, têm como principal objetivo a familiarização do aluno com o idioma. São compostas por atividades lúdicas envolvendo música, artes, jogos e exercícios físicos – visando manter elevado o interesse do aluno – junto à consolidação do conteúdo através do material didático elaborado especificamente para a faixa etária de cada turma.
As aulas de inglês colaboram, também, com o desenvolvimento do aluno em demais áreas, como coordenação motora, raciocínio lógico, solução de problemas e espírito de equipe.
Altamente recomendado que os pais façam, fora dos horários de aula, um incentivo com o aluno, estimulando-o e incentivando-o a fazer uso do que aprendeu em sala: pelo menos um estímulo ao dia já é o suficiente para desencadear um processo de revisitação e memorização do conteúdo estudado.
Conta-se, hoje, também, com uma extensa gama de material (vídeos, jogos interativos e outras mídias) referente à língua inglesa direcionado a crianças disponibilizado gratuitamente online, que podem auxiliar e acrescentar ao aprendizado.
Acontecem todas as segundas-feiras para os alunos de período integral.

Música

A educação musical tem como objetivo proporcionar o conhecimento musical, incentivando e despertando a formação integral dos alunos. A musicalização dá-se por meio de várias atividades lúdicas, permitindo assim o aperfeiçoamento da coordenação motora, ritmo, percepção auditiva, memorização, socialização, raciocínio lógico. Com repertório amplo, as aulas contêm uma variedade de canções que incluem danças, gestos, instrumentos musicais e adereços para que toda a criatividade floresça e torne-se um aprendizado prazeroso, repleto de cores, alegria e muito carinho.
De acordo com o calendário escolar, é reservado um momento para que os pais venham à escola e possam desfrutar um pouco de como ocorrem as aulas.
Aulas para crianças de Berçário à Pré II

Yoga

As aulas contemplam:
– Posturas psicofísicas (ásanas);
– Práticas de respiração;
– Atividades individuais e dinâmicas em grupo;
– Vivências para percepção dos sentidos e autoconhecimento;
– Técnicas de relaxamento.
Incluem também:
- Contação de histórias;
- Jogos;
- Arte;
- Músicas;
- Livros;
- Ilustrações.
“No trabalho de yoga infantil, são utilizados recursos lúdicos, que facilitam a aprendizagem dos conteúdos do Yoga e também dão ferramentas que proporcionam às crianças mais paciência e tolerância para lidarem harmoniosamente com as questões de sua vida.” (Cris Pitanga – psicopedagoga e instrutora do Curso “Como ensinar Yoga para crianças”)
Acontecerão todas as segundas-feiras para os alunos de período integral.

Informática (habilidades tecnológicas)

Um dos motivos de incentivar essa atividade na rotina das crianças é saber que a tecnologia já faz parte de suas experiências.
Habilidades Tecnológicas são planejadas a fim de estimular e potencializar o desenvolvimento intelectual e social uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.
A cada quinzena e durante 40 minutos os professores usam a sala multimídia para explorar o conteúdo do livro (um tema específico) utilizando ferramentas tecnológicas. Com esses equipamentos (computadores e tablets), as crianças, além de aprimorar suas habilidades como: ligar, desligar, arrastar, desenhar, pintar; identificar teclas principais como: enter, espaço, setas de direções, Esc e também explorar programas, pesquisas e a sensibilidade no toque, são também levadas a explorá-los (de maneira direcionada e dinamizada) com pesquisas, jogos pedagógicos, imagens diversas que dizem respeito ao tema escolhido, vídeos e slides pedagógicos.
Com essas e outras estratégias objetivamos contribuir para a formação de indivíduos polivalente e multifuncionais através de aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos autonomia, curiosidade, cooperação e socialização, principalmente quando da utilização da internet que possibilita diversos tipos de comunicação e interações entre as culturas de forma bastante enriquecedora.
Aulas para crianças a partir do Infantil.