INFANTIL E PRÉ (3 A 5 ANOS)

AS FAMÍLIAS encontram uma Unidade com:
  • Acolhimento, orientações e atendimento individualizado, sanando angústias comuns da nova fase do desenvolvimento.
  • Tranquilidade, transparência e envolvimento na rotina de sua criança.
  • Professores formados, com experiência em Educação Infantil e ótimas referências.
  • Coordenação Pedagógica com experiência, garantindo uma gestão de qualidade. Esse gestor é sempre presente, conhece minuciosamente a logística da Unidade, a rotina das crianças e suas particularidades.
  • Diretores e mantenedores participando ativamente de todo processo gerencial da escola, garantindo a assertividade nas tomadas de decisões.
  • Reunião de Pais (individualizada) garantindo a acolhida e as particularidades do desenvolvimento de seu filho.
  • Escola de Pais com encontros mensais (num formato de roda de conversa) para acolher angústias do desenvolvimento infantil, aprendizagem, mudanças comportamentais, rotina, alimentação, etc.
  • Informativos Quinzenais que retratam todo o trabalho pedagógico realizado dentro da escola.
AS CRIANÇAS encontram uma Unidade com:
  • Professores capacitados, afetivos e atualizados com as fases do desenvolvimento infantil;
  • Estão cercadas de profissionais que as incentivam o tempo todo e as encorajam a novas conquistas;
  • Participam de projetos como: Educação Alimentar (com a Nutricionista), Culinária, Horta, Fruta Exótica, Biblioteca, Artes, Livro da Vida, Faz de Conta, Vida Prática, Teatro e o Projeto Anual
  • Atividades em Educação Física, Habilidades Tecnológicas (Informática), Musicalização, Aulas de Inglês (a partir de duas vezes na semana), Capoeira e Ballet.
  • Material Didático do Sistema Pueri Domus garantindo uma maior amplitude ao desenvolvimento cognitivo, equilibrando-as com Brincadeiras, Brinquedos e Jogos.
  • Vivenciam diariamente momentos que envolvem a construção de sua identidade, socialização e afetividade.
  • Espaço amplo, arejado, seguro, e cantinhos preparados especialmente para atender a faixa etária.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

BALLET

Aulas compostas de muitas atividades lúdicas; os exercícios clássicos são trabalhados de maneira despretensiosa, com a interação de materiais ou narrativas; priorizando a criatividade, o uso dos movimentos naturais de cada um, a descoberta do próprio corpo e de suas habilidades motoras. Os exercícios visam trabalhar ritmo, lateralidade, musicalidade, coordenação motora, deslocamento espacial e a inicialização a técnica clássica.

Por meio do faz-de-conta, através das atividades lúdicas e simbólicas características das aulas nessa fase da infância, as crianças aprendem a compreender o ponto de vista do outro, a desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade. Pelo brincar as crianças crescem!

CAPOEIRA

Mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeise complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fatode ser acompanhada por música. O principal objetivo é ensinar a capoeira na sua essência, priorizando o lado artístico e lúdico do jogo.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Nas aulas são explorados diversos estímulos em busca do desenvolvimento das principais habilidades e capacidades físicas, dentre elas: coordenação motora, noção espacial e temporal, equilíbrio, força, agilidade, além, de valores básicos como respeito as individualidades, trabalho em equipe, superação de obstáculos e a possibilidade de aprender a vencer, perder, acertar, errar, todos enfatizando a construção do conhecimento. Para estimular o aspecto cognitivo e o motor as aulas são elaboradascom desafios de grau de complexidade gradativos do mais simples ao mais complexo buscando uma maneira mais prazerosa possível, através de jogos, brincadeiras e do esporte.

MÚSICA

A educação musical tem como objetivo despertar a sensibilidade musical, o desenvolvimento cognitivo e as relações interpessoais. São realizadas através de muitas atividades lúdicas; envolvendo a interação de diversos materiais e instrumentos musicais.

Além disso, prioriza o desenvolvimento da coordenação motora rítmica como: andar, gesticular, balançar, etc., a expressão e consciência corporal, a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento da atenção e concentração.

O repertório musical é amplo, em cada aula é apresentada uma música diferente acompanhada de gestos, sons e utilização de adereços fazendo com que a criança desenvolva a espontaneidade, criatividade e imaginação.

INGLÊS

Têm como principal objetivo a familiarização do aluno com o idioma. São compostas por atividades lúdicas envolvendo música, artes, jogos e exercícios físicos – visando manter elevado o interesse do aluno – junto à consolidação do conteúdo através do material didático elaborado especificamente para a faixa etária de cada turma.

As aulas colaboram, também, com o desenvolvimento do aluno em demais áreas, como coordenação motora, raciocínio lógico, solução de problemas e espírito de equipe.

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

Tem como principal objetivo aprimorar ou refinar algumas habilidades básicas e tecnológicas que englobam a coordenação motora fina, a ampliação do vocabulário, a atenção, o trabalho com o outro, interação com a máquina e também com as outras crianças, aprendendo a socializar e também dividir.

A cada aula apresentamos aos alunos um tema diferenciando a ser trabalhado, principais datas comemorativas, conteúdo do cotidiano. Após as atividades dirigidas os alunos podem brincar com jogos adequados à cada faixa etária. Todo conteúdo e atividades realizados, os alunos recebem (num CD) no final do ano.

PROJETOS PARALELOS

ARTES

Atividades que desenvolvem a criatividade e são realizadas de acordo com planejamento da professora visando o contato com diferentes materiais: argila, massinha, tintas, colagens e reutilização de materiais como: tampinhas, rolinhos de papel higiênico, garrafas, entre outros.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR / HORTA / CULINÁRIA

Projetos que incentivam a alimentação saudável, a experimentação de diferentes alimentos e formas de se apresentar, de maneira atrativa através das cores, texturas, cheiro, etc.

FAZ-DE-CONTA

É uma maneira divertida na qual a criança é estimulada a explorar e vivenciar a fantasia e a imaginação representando diferentes papéis. Brincam de casinha, escolinha, cabeleireiro…

VALORES E VIRTUDES

Acontece todos dias na rotina das crianças, e uma vez na semana, há um momento para uma maior reflexão acerca dos valores trabalhados como por exemplo: bons modos, respeito, paciência, honestidade, etc.

VIDA PRÁTICA

Atividades que desenvolvem a criatividade e são realizadas de acordo com planejamento da professora visando o contato com diferentes materiais: argila, massinha, tintas, colagens e reutilização de materiais como: tampinhas, rolinhos de papel higiênico, garrafas, entre outros.

PROJETO ``LIVRO DA VIDA``

Um livro que é escrito pela turma contando a sua história, contendo acontecimentos do dia a dia. No entanto, esse livro também é estendido às famílias para contarem como foi seu final de semana. Em geral, seguimos uma ordem alfabética e a cada sexta feira uma criança o leva e o devolve na segunda feira para ser compartilhado com o grupo de amigos.

PROJETO ``BIBLIOTECA``

Uma maneira de incentivar a leitura envolvendo a família. Sendo assim, a criança escolhe um livro em nossa biblioteca e o leva para casa. Lá a família contará a história para que ela a reproduza para os amigos na segunda-feira

UNIDADE II (INFANTIL E PRÉ)

Endereço: Rua Duque de Caxias, 912 – Campinas – SP |

Telefone: (19) 3233-(ver telefone)