Atividades complementares

Aprender um novo idioma, fazer atividade física, desenvolver habilidades digitais, entre outras atividades, estão cada vez mais presentes no dia a dia dos pequenos e são importantes para o desenvolvimento deles, são atividades que complementam nossa proposta pedagógica.

BALLET

As aulas: são realizadas toda SEXTA-FEIRA, compostas de muitas atividades lúdicas; os exercícios clássicos são trabalhados de maneira despretensiosa, com a interação de materiais ou narrativas; priorizando a criatividade, o uso dos movimentos naturais de cada um, a descoberta do próprio corpo e de suas habilidades motoras. Os exercícios visam trabalhar ritmo, lateralidade, musicalidade, coordenação motora, deslocamento espacial e a inicialização a técnica clássica.

Por meio do faz de conta, através das atividades lúdicas e simbólicas características das aulas nessa fase da infância, as crianças aprendem a compreender o ponto de vista do outro, a desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade. Pelo brincar as crianças crescem!

Uniforme: o uniforme completo de ballet: collant, saia, meia- calça e sapatilha; tudo preferencialmente na cor rosa; e um coque bem firme a cabeça (caso dê para prender). É muito importante que as alunas estejam uniformizadas com as roupas apropriadas para a prática do ballet, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas, quanto para que aprendam desde cedo como se veste e se comporta uma “bailarina de verdade”. As crianças devem vir para a escola já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de ballet deverá vir na mochila.

Turmas participantes: aulas para crianças a partir do Maternal.

 

Sugestões de onde encontrar uniformes e acessórios:

IRONIA DANCE
R Irmã Serafina, 985
Centro – Campinas, SP
COMPANHIA DA DANÇA
R José Pires Neto, 151
Cambuí – Campinas, SP
LA BALLERINA BALLET CENTER
R Doutor Guilherme da Silva, 300
Cambuí – Campinas, SP

Prof. Maria Ângela Cacko

Maria Ângela Cacko

Professora de Ballet

Ballet clássico pela Royal Academy of Dance.

Cursou aulas no Conservatório Carlos Gomes com Makena Milane e Ruben Terranova. Está cursando Pedagogia.

CAPOEIRA

A capoeira: mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeis
e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato
de ser acompanhada por música.

As aulas: são realizadas toda QUARTA-FEIRA e o principal objetivo é ensinar a capoeira na sua essência, priorizando o lado artístico e lúdico do jogo.

Uniforme: o uniforme completo de capoeira: camiseta e calça. É muito importante que os alunos estejam uniformizados com as roupas apropriadas para a prática da capoeira, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas. As crianças devem vir para a escola, já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de capoeira deverá vir na mochila. O uniforme é fornecido pelo próprio Mestre Joguinho e as encomendas serão realizadas através de comunicado específico na agenda.

Evento: Como forma de motivação para os alunos, no final do segundo semestre, será realizado um evento em que ocorrerá a troca de cordas, como um evento de graduação. Neste dia o aluno
(a) fará um jogo com um mestre de capoeira (aberto à família) para receber a nova corda. As cores do cordão são baseadas nas cores da bandeira do Brasil. Mais próximo receberão detalhes
do evento.

Turmas participantes: A capoeira é oferecida aos alunos a partir do Maternal.

Professor Daniel/Mestre Joguinho

Daniel – conhecido como Mestre Joguinho

Professor de Capoeira

Grupo Cordão de Ouro: Em Campinas/São Paulo o grupo Cordão de Ouro foi fundado em 1991 e é representado pelo Mestre Cícero, que tem objetivo de ensinar a capoeira como ela é dentro de suas raízes e fundamentos. Trabalhando com capoeira há muitos anos priorizando o lado artístico e lúdico do jogo, sem perder suas características.

EDUCAÇÃO FÍSICA

As Aulas: são realizadas às QUINTAS-FEIRAS, na intenção de dividir com os alunos a área em questão, explorando o lúdico, a brincadeira, os jogos, os movimentos, a ginástica, a dança e promoção à saúde.

Além de todos os aspectos psicomotores, a aula de Educação Física proporciona momentos de interação entre os alunos e professores, incentivando hábitos saudáveis da atividade física, desenvolvimento de aspectos socioeducativos como respeito as regras, trabalho em equipe, ética e moral, entre outros. A educação física na educação infantil ajuda na construção da formação dos alunos, e participando dessas atividades, poderá criar o gosto pela prática, além do cotidiano escolar.

Uniforme: uniforme da escola e tênis. O uso do tênis é fundamental para garantir a segurança e conforto das crianças durante as aulas.

Avaliação Médica: É importante que tragam uma declaração do médico dizendo que a criança está apta a frequentar as aulas ou assinar um termo de responsabilidade que será encaminhado pela escola.

Turmas participantes: Aulas para crianças a partir do Maternal.

Ana Luíza M. Neves

Professora de Educação Física

Formada desde 2014 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua na área de Educação Física e recreação.

INFORMÁTICA (habilidades tecnológicas)

Um dos motivos de incentivar essa atividade na rotina das crianças é saber que a tecnologia já faz parte de suas experiências.

Habilidades Tecnológicas são planejadas a fim de estimular e potencializar o desenvolvimento intelectual e social uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.

A cada quinzena e durante 40 minutos os professores usam a sala multimídia para explorar o conteúdo do livro (um tema específico) utilizando ferramentas tecnológicas. Com esses equipamentos (computadores e tablets), as crianças, além de aprimorar suas habilidades como: ligar, desligar, arrastar, desenhar, pintar; identificar teclas principais como: enter, espaço, setas de direções, Esc e também explorar programas, pesquisas e a sensibilidade no toque, são também levadas a explorá-los (de maneira direcionada e dinamizada) com pesquisas, jogos pedagógicos, imagens diversas que dizem respeito ao tema escolhido, vídeos e slides pedagógicos.

Com essas e outras estratégias objetivamos contribuir para a formação de indivíduos polivalente e multifuncionais através de aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos autonomia, curiosidade, cooperação e socialização, principalmente quando da utilização da internet que possibilita diversos tipos de comunicação e interações entre as culturas de forma bastante enriquecedora.

Turmas participantes: Aulas para crianças a partir do Infantil.

INGLÊS

As aulas: são realizadas de SEGUNDA a QUARTA-FEIRA, têm como principal objetivo a familiarização do aluno com o idioma. São compostas por atividades lúdicas envolvendo música, artes, jogos e exercícios físicos – visando manter elevado o interesse do aluno – junto à consolidação do conteúdo através do material didático elaborado especificamente para a faixa etária de cada turma.
As aulas de inglês colaboram, também, com o desenvolvimento do aluno em demais áreas, como coordenação motora, raciocínio lógico, solução de problemas e espírito de equipe.

Dicas aos pais: é altamente recomendado que os pais façam, fora dos horários de aula, um incentivo com o aluno, estimulando-o e incentivando-o a fazer uso do que aprendeu em sala: pelo menos um estímulo ao dia já é o suficiente para desencadear um processo de revisitação e memorização do conteúdo estudado.

Conta-se, hoje, também, com uma extensa gama de material (vídeos, jogos interativos e outras mídias) referente à língua inglesa direcionado a crianças disponibilizado gratuitamente online, que podem auxiliar e acrescentar ao aprendizado.

Turmas participantes: aulas para crianças a partir do Infantil.

Elaine de Oliveira Faria Matiazzo

Professora de Inglês

Trabalha com a Educação Infantil desde 1990, quando se formou no Curso Técnico de Magistério. É Pedagoga e pós-graduada em Educação Infantil pela Unisal.

Como Professora de Inglês, atua desde 1998, com o curso iniciado na Escola de Idiomas Centro Cultural Brasil e Estados Unidos e hoje sendo aprimorado na Escola de Idiomas Michigan, o qual concluirá no final de 2018.

MÚSICA

As aulas: A educação musical tem como objetivo proporcionar o conhecimento musical, incentivando e despertando a formação integral dos alunos. A musicalização dá-se por meio de várias atividades lúdicas, permitindo assim o aperfeiçoamento da coordenação motora, ritmo, percepção auditiva, memorização, socialização, raciocínio lógico. Com repertório amplo, as aulas contêm uma variedade de canções que incluem danças, gestos, instrumentos musicais e adereços para que toda a criatividade floresça e torne-se um aprendizado prazeroso, repleto de cores, alegria e muito carinho.

Aulas abertas: de acordo com o calendário escolar, é reservado um momento para que os pais venham à escola e possam desfrutar um pouco de como ocorrem as aulas.

Turmas participantes: aulas para crianças de Berçário à Pré II

Telma Aparecida Vieira

Professora de Música

Formação: Cursando último ano em Licenciatura em Música
Realise: Telma Vieira cresceu ouvindo todos os estilos de música e muito cedo começou a cantar. Participou de festivais, festas, formou banda, recebeu prêmios. Fez aulas de canto, violão e hoje, apaixonada pela música, canta e encanta com sua voz.

YOGA

As aulas na Escola Paraíso:

Acontecerão todas as 2ªfeiras para os alunos de período integral. Contemplam:

– posturas psicofísicas (ásanas)

– práticas de respiração

– atividades individuais e dinâmicas em grupo

– vivências para percepção dos sentidos e autoconhecimento

– técnicas de relaxamento

Aulas incluem: *Contação de histórias *Jogos *Arte *Músicas *Livros *Ilustrações

“No trabalho de yoga infantil, são utilizados recursos lúdicos, que facilitam a aprendizagem dos conteúdos do Yoga e também dão ferramentas que proporcionam às crianças mais paciência e tolerância para lidarem harmoniosamente com as questões de sua vida.” (Cris Pitanga – psicopedagoga e instrutora do Curso “Como ensinar Yoga para crianças”)

Professora Fabiana

Fabiana Bressani Costa

Professora de Yoga

Desde 2014: Instrutora de Yoga e Meditação. Formada pelo “Isvara Instituto de Yoga” em Campinas, e concluído o curso “Como ensinar Yoga para Crianças”. Especialista em Yogaterapia pelo “Instituto de Yogaterapia Campinas”.

Praticante de Hatha Yoga desde 2003, realiza cursos e especializações com gurus e swamis no Brasil e nos Estados Unidos.

Atualmente ministra aulas de Yoga e Meditação para adultos e crianças em dois espaços e em uma ONG em Campinas e dedica a maior parte do tempo ao atendimento de aulas particulares.