ESCOLA INFANTIL PARAÍSO

ONDE SEU FILHO É A PESSOA MAIS IMPORTANTE!

Fachada da Unidade 2 da Escola Infantil Paraíso em Campinas, São Paulo

Cada ano vivido nos faz voltar no tempo e perceber o quanto crescemos, quantos tijolinhos construímos, quanta diferença fizemos na vida de muitas crianças e de muitas famílias!

Cada ano vivido é resultado do compromisso, profissionalismo, determinação, da força de vontade, dedicação e amor que até hoje são fortes e inabaláveis.

Cada ano vivido é lembrar dos tropeços e agradecer, pois, eles nos fizeram aprender.

Fachada da unidade 1 da Escola Infantil Paraiso

Sentimo-nos presenteados com:

  • Uma equipe que nos cerca de respeito, competência, compromisso e lealdade; de parceiros que se sentem em casa (como da família);
  • Amigos que nos apoiam;
  • Pais reconhecedores;
  • Crianças que doam o seu amor, o seu sorriso, a sua alegria de viver;
  • Ex-alunos que não nos esquecem e se emocionam ao lembrar dos momentos que passaram conosco…

Somos gratos por tanto amor recebido durante todo esse tempo e isso nos motiva, nos move, nos faz perceber que estamos fazendo a diferença!

Desde 1988, com duas unidades de atendimento, continuamos com o compromisso de atender as necessidades e potencialidades da criança individualmente.
Aqui o aluno faz parte de todo processo, ele não é mais um!

Nossa missão

Promover um ensino de qualidade e inovador, contribuir com a formação de crianças para que se tornem cidadãos críticos, autônomos, responsáveis, e felizes, com espírito cooperativo, baseados na amizade e no respeito.

Nossa visão

Tornar-se referência no ensino e desenvolvimento, com reconhecimento pela qualidade dos serviços.

Nossos valores

Sempre baseados na afetividade, integridade, transparência, responsabilidade, competência, humildade e respeito.

Proposta pedagógica

Baseamos todo nosso trabalho na LINHA SOCIOINTERACIONISTA que teve Lev Vygotsky como seu maior expoente.

Trabalhamos a FORMAÇÃO SOCIAL diariamente e buscamos caminhos que contribuam integralmente para esse processo através dos valores, virtudes, ações, atitudes do comportamento social e afetivo que são inseridos diariamente na rotina dos pequenos.

A APRENDIZAGEM se dá em contato com o outro (um coleguinha, sua família, seu professor…), por isso, valorizamos todas suas experiências e conhecimento prévio.

O ENSINO é embasado:
– Na LDB (Leis de Diretrizes e Bases);
– Nos RCNs (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil);
– No ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente);
– Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) garantindo a legalidade, educação qualificada e assegurando um trabalho integral no desenvolvimento e aprendizagem dos nossos alunos.

Incentivamos o CONHECIMENTO, a criatividade, a identidade, a autonomia e o crescimento com diversos momentos de ludicidade, jogos pedagógicos, brincadeiras e muitas ações de expressão.

O PROFESSOR é um mediador do conhecimento que respeita e valoriza cada conquista!

Sobretudo, educamos e cuidamos com AMOR! Nossa proposta pedagógica vai além de conceitos e conteúdos; ela acolhe, motiva e valoriza a criança que é única para nós e, oferece aos pais a tranquilidade e educação que tanto sonham para seus filhos.

Turmas

BERÇÁRIO (3 A 18 MESES)

A proposta de trabalho do Berçário se baseia em responsabilidade, envolvimento e afetividade. Foi elaborada para garantir tranquilidade e segurança aos pais, afinal, longe do aconchego materno, todo bebê precisa de carinho e proteção.

O Berçário conta com espaços planejados, seguro, alegre, acolhedor, afetivo e lúdico, equipe especializada e capacitada para oferecer condições necessárias ao pleno desenvolvimento dos bebês organizando atividades que incentivam o aspecto motor, cognitivo, afetivo e social, além dos cuidados de higiene e alimentação.

MATERNAL (1 A 3 ANOS)

Na fase do Maternal, a criança está cheia de energia e entusiasmo. Aprende por meio da exploração do ambiente, curiosidade, imitação e imaginação sem fim.  Um período que se resume em estar com os outros.

Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco, como eu corro, como eu pulo, ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’.

Com o material didático elaborado pela equipe pedagógica, os profissionais buscam conquistar a aquisição sólida de importantes conceitos educacionais, para assim formar o alicerce que influenciará o desempenho da criança durante sua vida escolar.

INFANTIL E PRÉ (3 A 5 ANOS)

A pré-escola tem um papel importantíssimo no preparo da criança para a alfabetização e deve cumprir este papel com competência. É o início da formação da criança, é onde ela vai ter o primeiro contato com o processo de aprendizagem, que será a base para todos os anos de escola que ela terá no futuro.

A Escola adota o Sistema de Ensino Pueri Domus, sendo este alinhado a metodologia sóciointeracionista. Este contém propostas as quais permite que o professor complemente com suas sugestões, e essa busca torna o seu conhecimento contínuo.

O material não é visto como um facilitador, mas sim, como organizador do aprendizado, pois, além das propostas curriculares, abrange projetos cujo temas fazem parte da realidade e cotidiano do aluno dando a ele a oportunidade de expor sua opinião, participar e relacionar-se com o outro.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aprender um novo idioma, fazer atividade física, desenvolver habilidades digitais, entre outras atividades, estão cada vez mais presentes no dia a dia dos pequenos e são importantes para o desenvolvimento deles, são atividades que complementam nossa proposta pedagógica.

PROJETOS PARALELOS

  • Ed. Alimentar / Horta / Culinária
  • Artes
  • Faz-de-Conta
  • Valores e Virtudes
  • Vida Prática
  • Livro da Vida
  • Biblioteca
  • Teatro

Ao longo de todos esses anos de experiência em atendimento aos pais e às crianças, desenvolvemos a capacidade de prestar um serviço de alimentação que vai além de oferecer a refeição de qualidade! O planejamento do cardápio é realizado pela nutricionista através de:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  • Encontros semanais com a Coordenação;
  • Cuidados especiais aos casos de alunos com restrição alimentar;
  • Treinamento e monitoramento semanais da equipe de cozinha.

Além de:

  • Desenvolvimento do Projeto de Educação Alimentar: incentivo direto às crianças através de atividades lúdicas a experimentarem diferentes alimentos melhorando a aceitação;
  • Controle de qualidade dos produtos selecionados tais como: vegetais e carnes frescos e outros;
  • Atendimento individualizado aos pais para orientação na continuidade da Educação Alimentar em casa.

NÓS SOMOS UMA ESCOLA BEM LEGAL

Este é um selo entregue às unidades de Educação Infantil que estão devidamente regularizadas junto a Prefeitura.

Para conseguir a autorização é necessário que a unidade tenha alvará de funcionamento, passe pela vistoria do Corpo de Bombeiros e da SANASA, e tenha a supervisão pedagógica da Secretaria de Educação.

FAMÍLIA E ESCOLA CRESCENDO JUNTAS!

Este projeto nasceu da vontade da Escola Paraíso de aproximar ainda mais as famílias da escola e assim, contribuir com o processo educativo dos filhos, procurando entender importantes etapas e fases do desenvolvimento.

Considerando que o primeiro grupo social das crianças seja a família e de que nele elas aprendam as primeiras interações com o mundo, à escola cabe dar continuidade a este processo de socialização e integração, além de basear seu trabalho em conteúdos programáticos, pensados para cada faixa etária. 

Como funciona: são encontros mensais em formato de “rodas de conversa”  e bate-papo com temas que abordem as fases do desenvolvimento, socializando assuntos pertinentes à faixa etária e a rotina no ambiente escolar: birras, conflitos, egocentrismo, alimentação, mordidas, desfralde e outros. Aberto a toda família.