ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aprender um novo idioma, fazer atividade física, desenvolver habilidades digitais, entre outras atividades, estão cada vez mais presentes no dia a dia dos pequenos e são importantes para o desenvolvimento deles, são atividades que complementam nossa proposta pedagógica.

Ballet

São realizadas toda SEXTA-FEIRA, compostas de muitas atividades lúdicas; os exercícios clássicos são trabalhados de maneira despretensiosa, com a interação de materiais ou narrativas; priorizando a criatividade, o uso dos movimentos naturais de cada um, a descoberta do próprio corpo e de suas habilidades motoras. Os exercícios visam trabalhar ritmo, lateralidade, musicalidade, coordenação motora, deslocamento espacial e a inicialização a técnica clássica.

Por meio do faz-de-conta, através das atividades lúdicas e simbólicas características das aulas nessa fase da infância, as crianças aprendem a compreender o ponto de vista do outro, a desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade. Pelo brincar as crianças crescem!

O uniforme completo de ballet: collant, saia, meia- calça e sapatilha; tudo preferencialmente na cor rosa; e um coque bem firme a cabeça (caso dê para prender). É muito importante que as alunas estejam uniformizadas com as roupas apropriadas para a prática do ballet, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas, quanto para que aprendam desde cedo como se veste e se comporta uma “bailarina de verdade”. As crianças devem vir para a escola já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de ballet deverá vir na mochila.

Aulas para crianças a partir do Maternal.

Sugestões de onde encontrar uniformes e acessórios:

IRONIA DANCE
R Irmã Serafina, 985
Centro – Campinas, SP
COMPANHIA DA DANÇA
R José Pires Neto, 151
Cambuí – Campinas, SP
LA BALLERINA BALLET CENTER
R Doutor Guilherme da Silva, 300
Cambuí – Campinas, SP

Maria Ângela Cacko
Maria Ângela CackoProfessora de Ballet
Read More
Professora de Ballet Ballet clássico pela Royal Academy of Dance. Cursou aulas no Conservatório Carlos Gomes com Makena Milane e Ruben Terranova. Está cursando Pedagogia.

Capoeira

Mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeis
e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

São realizadas toda QUARTA-FEIRA e o principal objetivo é ensinar a capoeira na sua essência, priorizando o lado artístico e lúdico do jogo.

O uniforme completo de capoeira: camiseta e calça. É muito importante que os alunos estejam uniformizados com as roupas apropriadas para a prática da capoeira, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas. As crianças devem vir para a escola, já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de capoeira deverá vir na mochila. O uniforme é fornecido pelo próprio Mestre Joguinho e as encomendas serão realizadas através de comunicado específico na agenda.

A capoeira é oferecida aos alunos a partir do Maternal.

Como forma de motivação para os alunos, no final do segundo semestre, será realizado um evento em que ocorrerá a troca de cordas, como um evento de graduação. Neste dia o aluno
(a) fará um jogo com um mestre de capoeira (aberto à família) para receber a nova corda. As cores do cordão são baseadas nas cores da bandeira do Brasil. Mais próximo receberão detalhes
do evento.

DANIEL – CONHECIDO COMO MESTRE JOGUINHO
DANIEL – CONHECIDO COMO MESTRE JOGUINHOProfessor de Capoeira
Read More
Grupo Cordão de Ouro: Em Campinas/São Paulo o grupo Cordão de Ouro foi fundado em 1991 e é representado pelo Mestre Cícero, que tem objetivo de ensinar a capoeira como ela é dentro de suas raízes e fundamentos. Trabalhando com capoeira há muitos anos priorizando o lado artístico e lúdico do jogo, sem perder suas características.

Educação física

São realizadas às QUINTAS-FEIRAS, na intenção de dividir com os alunos a área em questão, explorando o lúdico, a brincadeira, os jogos, os movimentos, a ginástica, a dança e promoção à saúde.

Além de todos os aspectos psicomotores, a aula de Educação Física proporciona momentos de interação entre os alunos e professores, incentivando hábitos saudáveis da atividade física, desenvolvimento de aspectos socioeducativos como respeito as regras, trabalho em equipe, ética e moral, entre outros.

A educação física na educação infantil ajuda na construção da formação dos alunos, e participando dessas atividades, poderá criar o gosto pela prática, além do cotidiano escolar.

Uniforme da escola e tênis. O uso do tênis é fundamental para garantir a segurança e conforto das crianças durante as aulas.

Aulas para crianças a partir do Maternal.

É importante que tragam uma declaração do médico dizendo que a criança está apta a frequentar as aulas ou assinar um termo de responsabilidade que será encaminhado pela escola.

ANA LUÍZA M. NEVES
ANA LUÍZA M. NEVESProfessora de Educação Física
Read More
Formada desde 2014 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua na área de Educação Física e recreação.

Inglês

São realizadas de SEGUNDA a QUARTA-FEIRA, têm como principal objetivo a familiarização do aluno com o idioma. São compostas por atividades lúdicas envolvendo música, artes, jogos e exercícios físicos – visando manter elevado o interesse do aluno – junto à consolidação do conteúdo através do material didático elaborado especificamente para a faixa etária de cada turma.

As aulas de inglês colaboram, também, com o desenvolvimento do aluno em demais áreas, como coordenação motora, raciocínio lógico, solução de problemas e espírito de equipe.

Altamente recomendado que os pais façam, fora dos horários de aula, um incentivo com o aluno, estimulando-o e incentivando-o a fazer uso do que aprendeu em sala: pelo menos um estímulo ao dia já é o suficiente para desencadear um processo de revisitação e memorização do conteúdo estudado.

Conta-se, hoje, também, com uma extensa gama de material (vídeos, jogos interativos e outras mídias) referente à língua inglesa direcionado a crianças disponibilizado gratuitamente online, que podem auxiliar e acrescentar ao aprendizado.

Acontecem todas as segundas-feiras para os alunos de período integral.

ELAINE DE OLIVEIRA FARIA MATIAZZO
ELAINE DE OLIVEIRA FARIA MATIAZZOProfessora de Inglês
Read More
Trabalha com a Educação Infantil desde 1990, quando se formou no Curso Técnico de Magistério. É Pedagoga e pós-graduada em Educação Infantil pela Unisal. Como Professora de Inglês, atua desde 1998, com o curso iniciado na Escola de Idiomas Centro Cultural Brasil e Estados Unidos e hoje sendo aprimorado na Escola de Idiomas Michigan, o qual concluirá no final de 2018.

Música

A educação musical tem como objetivo proporcionar o conhecimento musical, incentivando e despertando a formação integral dos alunos. A musicalização dá-se por meio de várias atividades lúdicas, permitindo assim o aperfeiçoamento da coordenação motora, ritmo, percepção auditiva, memorização, socialização, raciocínio lógico. Com repertório amplo, as aulas contêm uma variedade de canções que incluem danças, gestos, instrumentos musicais e adereços para que toda a criatividade floresça e torne-se um aprendizado prazeroso, repleto de cores, alegria e muito carinho.

De acordo com o calendário escolar, é reservado um momento para que os pais venham à escola e possam desfrutar um pouco de como ocorrem as aulas.

Aulas para crianças de Berçário à Pré II

TELMA APARECIDA VIEIRA
TELMA APARECIDA VIEIRAProfessora de Música
Read More
Cursando último ano em Licenciatura em Música, Telma Vieira cresceu ouvindo todos os estilos de música e muito cedo começou a cantar. Participou de festivais, festas, formou banda, recebeu prêmios. Fez aulas de canto, violão e hoje, apaixonada pela música, canta e encanta com sua voz.

Yoga

As aulas contemplam:

– Posturas psicofísicas (ásanas);

– Práticas de respiração;

– Atividades individuais e dinâmicas em grupo;

– Vivências para percepção dos sentidos e autoconhecimento;

– Técnicas de relaxamento.

Incluem também:

  • Contação de histórias;
  • Jogos;
  • Arte;
  • Músicas;
  • Livros;
  • Ilustrações.

“No trabalho de yoga infantil, são utilizados recursos lúdicos, que facilitam a aprendizagem dos conteúdos do Yoga e também dão ferramentas que proporcionam às crianças mais paciência e tolerância para lidarem harmoniosamente com as questões de sua vida.” (Cris Pitanga – psicopedagoga e instrutora do Curso “Como ensinar Yoga para crianças”)

Acontecerão todas as segundas-feiras para os alunos de período integral. 

FABIANA BRESSANI COSTA
FABIANA BRESSANI COSTAProfessora de Yoga
Read More
Instrutora de Yoga e Meditação desde 2014, é formada pelo “Isvara Instituto de Yoga” em Campinas e tendo concluído o curso “Como ensinar Yoga para Crianças”. Especialista em Yogaterapia pelo “Instituto de Yogaterapia Campinas”. Praticante de Hatha Yoga desde 2003, realiza cursos e especializações com gurus e swamis no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente ministra aulas de Yoga e Meditação para adultos e crianças em dois espaços e em uma ONG em Campinas e dedica a maior parte do tempo ao atendimento de aulas particulares.

Informática (habilidades tecnológicas)

Um dos motivos de incentivar essa atividade na rotina das crianças é saber que a tecnologia já faz parte de suas experiências.

Habilidades Tecnológicas são planejadas a fim de estimular e potencializar o desenvolvimento intelectual e social uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.

A cada quinzena e durante 40 minutos os professores usam a sala multimídia para explorar o conteúdo do livro (um tema específico) utilizando ferramentas tecnológicas. Com esses equipamentos (computadores e tablets), as crianças, além de aprimorar suas habilidades como: ligar, desligar, arrastar, desenhar, pintar; identificar teclas principais como: enter, espaço, setas de direções, Esc e também explorar programas, pesquisas e a sensibilidade no toque, são também levadas a explorá-los (de maneira direcionada e dinamizada) com pesquisas, jogos pedagógicos, imagens diversas que dizem respeito ao tema escolhido, vídeos e slides pedagógicos.

Com essas e outras estratégias objetivamos contribuir para a formação de indivíduos polivalente e multifuncionais através de aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos autonomia, curiosidade, cooperação e socialização, principalmente quando da utilização da internet que possibilita diversos tipos de comunicação e interações entre as culturas de forma bastante enriquecedora.

Aulas para crianças a partir do Infantil.