Atividades Complementares

Aprender um novo idioma, fazer atividade física, desenvolver habilidades digitais, entre outras atividades, estão cada vez mais presentes no dia a dia dos pequenos e são importantes para o desenvolvimento deles, são atividades que completam nossa proposta pedagógica. Conheça nossa equipe:

Inglês

FOTO TEACHER CAROL

Professora: Carolina Patiño Aráoz

Formação: Graduação em Pedagogia pela Uninove / na língua inglesa pelo Cultura Inglesa e internacionalmente pela University of Cambridge / viagem para aperfeiçoamento nos estudos para Inglaterra, Paris e Espanha.

As aulas: realizadas de SEGUNDA a QUINTA-FEIRA, têm como principal objetivo a familiarização do aluno com o idioma. São compostas por atividades lúdicas envolvendo música, artes, jogos e exercícios físicos – visando manter elevado o interesse do aluno – junto à consolidação do conteúdo através do material didático elaborado especificamente para a faixa etária de cada turma.
As aulas de inglês colaboram, também, com o desenvolvimento do aluno em demais áreas, como coordenação motora, raciocínio lógico, solução de problemas e espírito de equipe.
Dicas aos pais: é altamente recomendado que os pais façam, fora dos horários de aula, um incentivo com o aluno, estimulando-o e incentivando-o a fazer uso do que aprendeu em sala: pelo menos um estímulo ao dia já é o suficiente para desencadear um processo de revisitação e memorização do conteúdo estudado.
Conta-se, hoje, também, com uma extensa gama de material (vídeos, jogos interativos e outras mídias) referente à língua inglesa direcionado a crianças disponibilizado gratuitamente online, que podem auxiliar e acrescentar ao aprendizado.
Turmas participantes: aulas para crianças a partir do Maternal II

 

Informática (habilidades tecnológicas)

cleiziane-informatica

Professora: Cleiziane da Silva Salvador. (Gre)
Formação: Pedagogia, Técnico de Informática.
As Aulas: São realizadas uma vez por semana, na SEGUNDA-FEIRA ou QUARTA-FEIRA, visando aprimorar ou refinar algumas habilidades básicas e tecnológicas que englobam a coordenação motora fina, a ampliação do vocabulário, a atenção, o trabalho com o outro, interação com a máquina e também com as outras crianças, aprendendo a socializar e também dividir.
A cada aula apresentamos aos alunos um tema diferenciando a ser trabalhado, principais datas comemorativas, conteúdo do cotidiano. Após as atividades dirigidas os alunos podem brincar com jogos adequados à cada faixa etária. Todo conteúdo e atividades realizados, os alunos recebem (num CD) no final do ano.
Turmas participantes: Aulas para crianças a partir do Maternal II

Ballet

maria-angela-ballet

Professora: Maria Ângela Cacko
Formação: Ballet clássico pela Royal Academy of Dance. Cursou aulas no Conservatório Carlos Gomes com Makena Milane e Ruben Terranova. Está cursando Pedagogia.
As Aulas: são realizadas toda SEXTA-FEIRA, compostas de muitas atividades lúdicas; os exercícios clássicos são trabalhados de maneira despretensiosa, com a interação de materiais ou narrativas; priorizando a criatividade, o uso dos movimentos naturais de cada um, a descoberta do próprio corpo e de suas habilidades motoras. Os exercícios visam trabalhar ritmo, lateralidade, musicalidade, coordenação motora, deslocamento espacial e a inicialização a técnica clássica.
Por meio do faz de conta, através das atividades lúdicas e simbólicas características das aulas nessa fase da infância, as crianças aprendem a compreender o ponto de vista do outro, a
desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade. Pelo brincar as crianças crescem!
Uniforme: o uniforme completo de ballet: collant, saia, meia- calça e sapatilha; tudo preferencialmente na cor rosa; e um coque bem firme a cabeça (caso dê para prender). É muito importante que as alunas estejam uniformizadas com as roupas apropriadas para a prática do ballet, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas, quanto para que aprendam desde cedo como se veste e se comporta uma “bailarina de verdade”. As crianças devem vir para a escola já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de ballet deverá vir na mochila.
Turmas participantes: Aulas para crianças a partir do Maternal I
Sugestões de onde encontrar uniformes e acessórios:
IRONIA DANCE
R Irmã Serafina, 985
Centro – Campinas, SP
COMPANHIA DA DANÇA
R José Pires Neto, 151
Cambuí – Campinas, SP
LA BALLERINA BALLET CENTER
R Doutor Guilherme da Silva, 300
Cambuí – Campinas, SP

Capoeira

daniel-capoeira

Professor: Daniel – conhecido como Mestre Joguinho
Grupo Cordão de Ouro: Em Campinas/São Paulo o grupo Cordão de Ouro foi fundado em 1991 e é representado pelo Mestre Cícero, que tem objetivo de ensinar a capoeira como ela é dentro de
suas raízes e fundamentos. Trabalhando com capoeira há muitos anos priorizando o lado artístico e lúdico do jogo, sem perder suas características.
A capoeira: Mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeis
e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato
de ser acompanhada por música.
As Aulas: são realizadas toda QUARTA-FEIRA e o principal objetivo é ensinar a capoeira na sua essência, priorizando o lado artístico e lúdico do jogo.
Uniforme: o uniforme completo de capoeira: camiseta e calça. É muito importante que os alunos estejam uniformizados com as roupas apropriadas para a prática da capoeira, tanto para o conforto e bom aproveitamento das aulas. As crianças devem vir para a escola, já vestidas para a aula e precisam trazer na mochila o uniforme da escola para troca. No caso das crianças do Integral que fazem o pedagógico no período da tarde, o uniforme de capoeira deverá vir na mochila. O uniforme é fornecido pelo próprio Mestre Joguinho e as encomendas serão realizadas através de comunicado específico na agenda.
Evento: Como forma de motivação para os alunos, no final do segundo semestre, será realizado um evento em que ocorrerá a troca de cordas, como um evento de graduação. Neste dia o aluno
(a) fará um jogo com um mestre de capoeira (aberto à família) para receber a nova corda. As cores do cordão são baseadas nas cores da bandeira do Brasil. Mais próximo receberão detalhes
do evento.
Turmas participantes: A capoeira é oferecida aos alunos a partir do Maternal I

Educação Física

dennis-educacao-fisica

Professor: Dennis Givargo Campos
Formação: Professor de Educação Física formado desde 2012 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atua na área de educação física e capoeira.
As Aulas: são realizadas toda QUINTA-FEIRA, como principal ferramenta de estímulo para os exercícios físicos, o lúdico é explorado durante os diversos estímulos em busca do desenvolvimento das principais habilidades e capacidades físicas dentre elas: coordenação motora, noção espacial e temporal, equilíbrio, força, agilidade, além, de valores básicos que contribuam para formação e construção da identidade de futuros cidadãos como respeito as individualidades, trabalho em equipe, superação de obstáculos e a possibilidade de aprender a vencer, perder, acertar, errar, todos enfatizando a construção do conhecimento. Nessa etapa é de extrema importância que na educação infantil as aulas possam oferecer uma gama de experiências e vivências possíveis, apresentadas em uma forma de um novo mundo, nesse
contexto, a criança interage, se relaciona com um ambiente social e físico, contribuindo para um desenvolvimento integral. Para estimular o aspecto cognitivo e o motor as aulas são elaboradas
com desafios de grau de complexidade gradativos do mais simples ao mais complexo buscando uma maneira mais prazerosa possível, através de jogos, brincadeiras e do esporte.
Uniforme: uniforme da escola e tênis. O uso do tênis é fundamental para garantir a segurança e conforto das crianças durante as aulas.
Avaliação Médica: É importante que tragam uma declaração do médico dizendo que a criança está apta a frequentar as aulas ou assinar um termo de responsabilidade que será encaminhado
pela escola.
Turmas participantes: Aulas para crianças a partir do Maternal I

Música

Telma_professora_de_musica_word

Professora: Telma Aparecida Vieira
Formação: Cursando último ano em Licenciatura em Música
Realise: Telma Vieira cresceu ouvindo todos os estilos de música e muito cedo começou a cantar. Participou de festivais, festas, formou banda, recebeu prêmios. Fez aulas de canto, violão e hoje, apaixonada pela música, canta e encanta com sua voz.
As aulas: A educação musical tem como objetivo proporcionar o conhecimento musical, incentivando e despertando a formação integral dos alunos. A musicalização dá-se por meio de várias atividades lúdicas, permitindo assim o aperfeiçoamento da coordenação motora, ritmo, percepção auditiva, memorização, socialização, raciocínio lógico. Com repertório amplo, as aulas contêm uma variedade de canções que incluem danças, gestos, instrumentos musicais e adereços para que toda a criatividade floresça e torne-se um aprendizado prazeroso, repleto de cores, alegria e muito carinho.
Aulas abertas: De acordo com o calendário escolar, é reservado um momento para que os pais venham à escola e possam desfrutar um pouco de como ocorrem as aulas.
Turmas participantes: Aulas para crianças de Berçário à Pré II

 

Escola Paraíso - Onde seu filho é a pessoa mais importante