A importância do ensino bilíngue já na primeira infância

formação bilíngue na primeira infância traz diversos benefícios às crianças. Estudantes que têm contato com um segundo idioma desde o início da vida escolar apresentam melhor desenvolvimento cognitivo, têm mais criatividade, capacidade de concentração, disciplina, facilidade de adaptação e uma bagagem cultural riquíssima.

Todo mundo entende a importância do domínio de idiomas em uma sociedade cada vez mais globalizada e dominada pelos constantes avanços tecnológicos. Falar inglês, por exemplo, além de ser uma necessidade para quem deseja construir um futuro promissor, também é uma importante ponte de contato com o mundo.

Principais benefícios do ensino bilíngue

A lista de benefícios do ensino bilíngue é bastante ampla, mas é possível destacar alguns pontos essenciais:

• Melhor desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Facilidade no aprendizado;
  • Contato com a língua estrangeira em todas as fases da vida escolar;
  • Melhor capacidade de socialização;
  • Melhor comunicação intercultural;
  • Melhor desenvolvimento da atenção e da memória;
  • Aumento da empatia;
  • Maiores níveis de empregabilidade no futuro pelo domínio do segundo idioma;
  • Acesso a instituições de ensino e universidades estrangeiras;
  • Proficiência no segundo idioma;
  • Entre outros benefícios.

Na infância, a criança apresenta uma mente livre e, por isso, absorve o idioma de maneira mais rápida. O ritmo das conexões neuronais e o desenvolvimento cerebral das crianças tornam o aprendizado de línguas mais fácil. As crianças conseguem se adaptar melhor aos estímulos da introdução de um segundo idioma e aprendem de forma muito natural, sem barreiras.

ensino bilíngue trabalha de maneira totalmente orgânica, ou seja, as crianças não são introduzidas logo às estruturas ou mecanismos linguísticos. Primeiro, elas têm o contato com o idioma no cotidiano da escola, nas atividades, brincadeiras e na comunicação com professores e colegas. Tudo ocorre de forma lúdica e divertida, fazendo com que a criança comece a gostar e a viver o segundo idioma.

Na prática, a escola com programa bilíngue ou extensão de carga horária na segunda língua faz com que a criança mergulhe totalmente no idioma e aceite os desafios propostos. Isso gera uma verdadeira revolução no desenvolvimento e no conhecimento dos pequenos. Aos poucos, as crianças manifestam a alegria e a satisfação de perceberem que estão começando a dominar algo novo.

Gostaria de saber mais sobre nossa proposta pedagógica? Preencha o formulário abaixo e receba nossos materiais dicas e informações gratuitamente.

Não se preocupe, estar em nossa base de e-mails garante que você sempre receberá novidades em primeira mão.
Obs. Não compartilhamos e-mails nem vendemos nossos contatos, aqui suas informações estão seguras.